Soja: Mercado foca demanda aquecida e encerra segunda-feira em alta em Chicago

Publicado em 23 de outubro de 2012

Nesta segunda-feira, a soja encerrou a sessão em campo positivo na Bolsa de Chicago. No entanto, a oleaginosa devolveu boa parte dos ganhos. Ao longo do dia, os preços subiram quase 20 pontos, porém, fecharam o dia com altas de pouco mais de 10 pontos nas posições de curto prazo e quase 8 nos vencimentos mais distantes.

O mercado foi sustentado, segundo analistas, pela boa demanda pela soja norte-americana, pelo mercado interno dos EUA positivo e por compras técnicas. Além disso, a irregularidade do plantio da soja no Brasil também estimulou a alta dos preços.

As recentes baixas dos preços ativaram ainda mais a demanda pela soja dos Estados Unidos, que já estava bastante aquecida, principalmente por parte da China. Como explicou o analista de mercado Flávio França, da Safras & Mercado, na última semana o mercado ensaiou uma baixa, testando até mesmo patamares de US$ 15 por bushel, porém, não pode voltar a cair.

“Com preços mais baixos a demanda já se reativou, a demanda americana continua acelerada e com isso não tem muito espaço para cair no curto prazo. Mas isso, até a entrada da safra da América do Sul, entre fevereiro e mercado. Com uma safra que deverá ser cheia, o mercado pode sentir o impacto e perder um pouco de patamar”, completa.

Porém, os investidores já acompanham com cautela o clima na América do Sul e as adversidades que comprometem o bom andamento do plantio. A falta de chuvas, principalmente no Centro-Oeste brasileiro, têm atrasado o processo de semeadura da nova safra em importantes estados produtores como Mato Grosso e Goiás.

Para França, esse clima adverso no Brasil ainda não é o principal foco dos traders, porém, com a proximidade da chegada da produção sulamericana, as preocupações com isso vão tomando mais lugar e deixando o mercado mais propício a engatar em um novo movimento de alta.

Fonte: Notícias Agrícolas


Assist Consultoria | Todos Direitos Reservados

Avenida Brasília, 2711 - (66) 3419 1007 - Campo Real CEP 78840-000 - Campo Verde - MT

. .