Congresso debaterá em Cuiabá temas voltados à soja

Publicado em 27 de março de 2012

Aprosoja e Embrapa reuniram nesta quinta (29), em Cuiabá, profissionais de imprensa para a apresentação oficial do VI Congresso Brasileiro de Soja. O evento deste ano trará como tema “Integração Nacional e Desenvolvimento Sustentável” e apresentará as novidades em pesquisas e tecnologias voltadas para a soja. O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, destacou que o tema proposto para o Congresso é muito propício para o momento que Mato Grosso vive atualmente. “Temos dois marcos na história do desenvolvimento do Centro Oeste: a construção de Brasília e a produção de soja. A partir daí os estados desta região começaram a se desenvolver e hoje, especialmente Mato Grosso, é uma potência na produção de grãos”, afirmou.

De acordo com o presidente do Congresso, Ricardo Abdelnoor, Mato Grosso foi escolhido por ser expressivo na produção de soja. “Nada melhor do que debater o assunto aqui. Procuramos criar uma programação que atenda aos anseios de todos os presentes, desde estudantes, pesquisadores, técnicos, produtores e a sociedade em geral. O mercado da soja é muito dinâmico e há sempre novos desafios que precisam ser debatidos”, disse.

Fávaro reforçou em seu discurso que sem a pesquisa e o investimento realizado pela Embrapa o Cerrado não teria despontado no cenário nacional e mundial como potência agrícola. “Os produtores são altamente tecnificados e muitas das práticas utilizadas nas lavouras são graças ao trabalho dos pesquisadores da Embrapa. Por isso congressos desta natureza são extremamente importantes para continuarmos evoluindo na produção de grãos”.

O diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte, apresentou aos jornalistas dados e fatos importantes da evolução da soja no mundo e ressaltou a importância que o grão ganhou ao longo dos anos. “A soja é a cultura que mais cresce no mundo, com uma taxa de 4% ao ano. E a tendência é o Brasil superar os Estados Unidos na produção da oleaginosa. Temos todos os recursos necessários para isto, porém, precisamos cada vez mais de pesquisa, de infraestrutura e de uma legislação ambiental que acompanhem este ritmo”.

Programação – O Congresso Brasileiro de Soja será realizado entre 11 e 14 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e é organizado pela Embrapa Soja e correalizado pela Aprosoja.

A programação do evento inclui no primeiro dia do congresso uma palestra com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, sobre o papel do agronegócio na integração nacional. Nos dias seguintes, o foco será a programação científica, que abordará temas como a competitividade da soja, defensivos agrícolas, melhoramento genético, mudanças climáticas, pragas, entre outros assuntos.

O tema sustentabilidade também não ficará de fora, com discussões como a produção sustentável de soja em sistemas de integração lavoura-pecuária. Serão ofertados aos participantes minicursos, mas com inscrição prévia e vagas limitadas. Paralelo ao evento, haverá a realização do 3º Fórum Nacional de Produtividade da Soja, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e também a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja.

A expectativa é que mais de 2 mil pessoas participem do evento. Mais informações e inscrições podem ser realizadas pelo site www.cbsoja.com.br

Fonte: Ascom Aprosoja / Retirado do site http://visaodocampo.wordpress.com


Assist Consultoria | Todos Direitos Reservados

Avenida Brasília, 2711 - (66) 3419 1007 - Campo Real CEP 78840-000 - Campo Verde - MT

. .