Em mais um dia de pressão, soja fecha com mais de 50 pts de baixa

Publicado em 21 de setembro de 2012

A soja voltou a recuar e fechou com forte queda nesta quinta-feira na Bolsa de Chicago. Os principais vencimentos terminaram o dia com mais de 50 pontos de queda, em mais um dia de realização de lucros.

De acordo com analistas, o mercado essa semana vem se comportando mais tecnicamente do que em função dos fundamentos, que ainda são positivos. As cotações sentem a pressão sazonal do avanço da colheita nos Estados Unidos e do início do plantio na América do Sul, principalmente no Brasil e na Argentina.

“Quando as condições de colheita lá (nos EUA) são normais e as chuvas começam a aparecer aqui, o mercado opera nesse “efeito serrote”, um dia para cima, um dia para baixo, com os grandes investidores buscando lucros”, explica Vlamir Brandalizze, analista de mercado.

No final de tarde, porém, as cotações acabaram caindo abaixo dos níveis indicados no início da semana e isso acelerou as correções dos preços por parte dos fundos de investimentos e também dos especuladores.

Além disso, o mercado precisa ainda de novas informações principalmente sobre demanda para voltar a subir com força e expressivamente, de forma sustentada. “O grande nome do jogo será a demanda. A China não parou de comprar, haja visto os volumes bem interessantes das exportações semanais dos EUA”, afirmou Glauco Monte, analista de mercado da FCStone.

Entretanto, apesar de os fundamentos ainda serem positivos, já que a situação de oferta nos Estados Unidos ainda é bastante apertada, Monte explica que ainda poderão ser vistos novas baixas nos preços por conta das boas expectativas para a entrada das safras tanto do Brasil quanto da Argentina. Paralelamente, o analista diz ainda que a preocupação com a situação da economia mundial ainda pode influenciar nos preços das commodities negociadas nas bolsas de valores.

Fonte: Notícias Agrícolas


Assist Consultoria | Todos Direitos Reservados

Avenida Brasília, 2711 - (66) 3419 1007 - Campo Real CEP 78840-000 - Campo Verde - MT

. .