Algodão – Só 7% da pluma são industrializados

Publicado em 29 de março de 2012

Mato Grosso, que sozinho produz metade do algodão nacional, deve produzir este ano pouco mais de 990 mil toneladas de pluma. Entretanto, apenas 7% do que sai das lavouras estaduais é processado na indústria têxtil local, transformado em fios e tecidos, conforme dados da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa).

Na fábrica de Sérgio Ricardo da Silva Antunes, a BLM, todo o tecido utilizado vem de grandes mercados nacionais e internacionais, boa parte, certamente, produzido com o algodão exportado da safra mato-grossense.

Conforme Décio Tocantins, 60% dessa pluma é comercializada e industrializada no Brasil. Ele lembra que aqui, o algodão começou a ser plantado em escala comercial há 20 anos, mas a produção cresceu somente nos últimos 15 anos, por meio do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat).

Tocantins destaca que o Estado tem capacidade de aumentar bastante a produção. O cerrado oferece clima e solo propícios, condições que aliadas aos recursos tecnológicos disponíveis para todo o processo produtivo, do plantio à colheita, se tornam idéias e estimulam o interesse pelo aumento da área.

A estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para esta safra (2011/12) – as lavouras estão em pleno desenvolvimento no campo e devem começar a ser colhidas entre o final de maio e começo de junho – é de uma expansão na produção de pluma de quase 6% em relação à temporada anterior, de 937,36 mil toneladas para pouco mais de 992 mil. Em relação à área plantada, depois de uma ampliação de mais de 70% na safra 2010/11, a superfície atual se mantém quase inalterada.

Reflexo nítido da expansão no campo se observa nas exportações. O algodão encerrou o exercício 2011 com saldos excepcionais tanto em valorização da arroba como em volume embarcado. De acordo com dados da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), o volume físico comercializado aumentou em 40% sobre o saldo de 2010. Em relação às cifras, foram negociados US$ 732,32 milhões, 80% a mais que a receita do ano anterior.

fonte: Diário Regional MT


Assist Consultoria | Todos Direitos Reservados

Avenida Brasília, 2711 - (66) 3419 1007 - Campo Real CEP 78840-000 - Campo Verde - MT

. .